Projeto de Revitalização

Um projeto idealizado pelo Museu Antonio Parreiras, que visa presentear o niteroiense com um espaço que integra cultura e lazer:

A construção de uma nova área de convivência cheia de atividades ao ar livre. Um espaço onde as crianças poderão brincar em um jardim sensorial, frequentado pelas famílias em busca de experiências gastronômicas, atividades para idosos com propostas de uma vida saudável, oficinas de pintura e poesia, grupos de debate, e muito mais. Um grande palco cheio de vida para trocas e memórias, que acolhe e reconstrói pontes entre gerações.

Nos apaixonamos pela ideia e decidimos ajudar dando voz ao projeto. Unimos forças e esforço para torna-lo realidade, e convidamos você para participar desta corrente do bem.

Criamos o LAZULI Belas Artes para viabilizar as doações e trazer total transparência para esta campanha, uma associação sem fins lucrativos para direcionar os valores recebidos diretamente para a gestão do Museu.

Você pode contribuir com valores diversos, deixando sua marca na cidade e na história do Museu.

Acompanhe as doações em tempo real através da plataforma de crowdfunding e ter acesso aos documentos (contrato, notas, etc) em nosso Portal da Transparência.

Somos parte da obra, protagonistas das nossas paisagens, pintores de novas histórias, nesta reconstrução dos espaços coletivos de Niterói.

Contamos com você!

FAÇA PARTE DESTA CORRENTE DO BEM!

Exposição

Em comemoração aos 80 anos do Museu Antonio Parreiras e do aniversário do próprio artista, o LAZULI patrocinará a exposição Antonio Parreiras: Paisagens e Marinhas, com a curadoria de Vanda Klabin e organização da Furnarj.

As obras serão expostas no Museu de Arte Contemporânea (MAC) dos dias 7 a 23 de janeiro, em seu salão principal.

A visitação é de terça a domingo, de 10h a 18h e a entrada custa R$ 12,00.

Antonio Parreiras

Somos inspiração, cultura, diversidade.

Somos a Lazuli Belas Artes, associação sem fins lucrativos que nasceu para preservar, divulgar e incentivar a arte em Niterói.

Acreditamos que todas as manifestações, da pintura à fotografia, da poesia ao teatro, da música à dança, são patrimônio rico e diverso da nossa sociedade. E, por isso, merecem nosso apoio e reconhecimento.Retribuímos o privilégio de atuar na cidade com ações e projetos que celebram e dão visibilidade ao que existe de mais genuíno em nossa produção artística.

Lazuli Belas Artes
DOE AGORA!

Obras

Antonio Parreiras

Antonio Parreiras

Pintor, desenhista e professor, Antonio Diogo da Silva Parreiras iniciou seus estudos artísticos na Academia Imperial de Belas Artes. Em 1884, abandonou a Academia, acompanhando seu mestre Georg Grimm para formarem o Grupo Grimm, marco da pintura de paisagem na arte brasileira.

Sua vida como artista profissional começou com excursões a praias e florestas virgens do país, experiência que serviu de imersão para a realização de suas pinturas, até a primeira de muitas viagens de estudos que faria à Europa.

Fundador da Escola do Ar Livre, em Niterói, iniciou nova etapa de sua produção no início do século XX. As pinturas históricas eram feitas por encomenda governamental. Já os nus femininos participavam e eram premiados constantemente nos salões de arte franceses.

Parreiras abordava a natureza com olhos de artista, sentindo-a com a emoção que causa a quem pessoalmente presencia o que retrata. Tinha o desejo de interpretar a natureza quando esta ainda parecia ter sido intocada.

Em 1926, amplamente consagrado, ingressou na Academia Fluminense de Letras. Faleceu em 1937, deixando vasta obra e importante legado à arte brasileira

FAÇA PARTE DESTA CORRENTE DO BEM!
Antonio Parreiras
O Museu

O Museu

Inaugurado em 1942, o MAP é o primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro, no Brasil, dedicado à memória de um artista.

Sua sede funciona na antiga residência da família do pintor, no bairro do Ingá, e seu acervo foi constituído com a aquisição de um conjunto significativo de obras do próprio artista e de outros artistas contemporâneos.

A coleção forma um expressivo panorama temático ligado à pintura de paisagem, pintura de gênero, retratística, nus – em especial femininos – e pintura histórica.

Realização

Patrocínio

Apoio

Parceiros